CONTINUAMOS UMA EQUIPA E VAMOS CONTINUAR A TER IDEIAS E MUITA VONTADE. - PODEM CONTAR CONNOSCO !!!


28 julho 2009

PARQUE EÓLICO CHÃO FALCÃO 3

Luís Azevedo, informou em assembleia municipal que a autarquia está a lucrar 200 mil euros por ano (2,5% do valor facturado anualmente pela empresa) com o parque eólico “Chão Falcão 3” que está a ser implementado desde Julho de 2008 no lugar de Vale Alto, na freguesia de Minde.



E a Freguesia de Minde, onde é gerada a riqueza e tem que tolerar o impacto da actividade na paisagem e estradas, quanto é que recebe? Nada.
A Junta de Freguesia manteve-se silenciosamente cúmplice e como prenda, a título de mecenato, recebeu um tractor e pouco mais. É isto que compensa o impacto de termos, para toda uma vida, as torres instaladas nos nossos terrenos?
À semelhança com o que se passa noutras zonas do país, não seria justo e lógico que uma precentagem desse valor fosse aplicado na Freguesia de Minde?

O NOVO RUMO entende que sim, e que a Freguesia de Minde terá direito a uma percentagem das receitas que a CM de Alcanena recebe, como compensação de ter o Parque Eólico instalado numa àrea de sua pertença e administração territorial.

O orçamento e fontes de receita da JFM são limitados, e esta justa compensação será uma interessante verba adicional para aplicar em melhoramentos e embelezamento das povoações.

O NOVO RUMO tudo fará para pressionar a CMA a reposicionar a justiça da situação, pretendendo estabelecer com o futuro executiva da CMA um protocolo que compreenda uma compensação precentual sobre o valor das receitas recebidas pela município.



MOINHOS DE VENTO DO COVÃO DO COELHO
Também aqui não foram seguidos os bons exemplos. Em muitas zonas do país foram as empresas eólicas que por contrato se responsabilizaram por restaurar os moinhos antigos das regiões. Tem toda a lógica esta associação, e nos milhões que custam as torres, este custos quase não tinham significado. Na Freguesia de Minde foi mais um pormenor que passou ao lado, e que poderia fazer com que os três moinhos do Covão do Coelho estivessem agora recuperados.

A zona onde de situam estes moinhos é de fácil acesso, e oferece uma paisagem espectacular com vistas e horizontes muito vastos. Os Moinhos de Vento são um património histórico e constará dos projectos do NOVO RUMO tentar obter financiamentos para restaurar os Moinhos de Vento e edificar na zona uma àrea de lazer e visita. Um ponto de passagem obrigatório para todos os que desejam conhecer a Freguesia.

5 comentários:

Anónimo disse...

A minha alma está parva! Então o Novo Rumo vai apoiar o PSD/CDS? Vocês sabem o que andam a fazer?

Anónimo disse...

Se isso for verdade.(Ainda não ouvi versão oficial) Minde vai mais uma vez servir interesses pessoais.

Espero que gente com tanta "garra" não faça disparates. Não desiludam quem acredita em gente jovem.

NOVO RUMO disse...

O Movimento Independente NOVO RUMO não vai adquirir o hábito de responder neste espaço a qualquer tipo de comentários, e muito menos anónimos.

Este é um blog oficial do movimento, admitimos comentários porque se trata de um blog, porque somos democratas admitimos opiniões divergentes, e informamos que passaremos a eliminar os comentários anóninimos que lançam suspeições e referências depreciativas a terceiros.

Aceitamos idéias, sugestões, a até confrontação de projectos, mas não pactuaremos com lavagens de roupas sujas e boatos infundados.

Óptimo seria que os cidadão da Freguesia de Minde comentassem os assuntos do post, apontassem sugestões e desvantagens, e todos juntos construíssemos algo de válido par a n/ Freguesia.

O NOVO RUMO é um Movimento Independente pluripartidário que integra cidadãos de vários quadrantes políticos.
Vários foram os partidos políticos (PS, PSD/CDS) que já declararam o apoio ao projecto NOVO RUMO para a Freguesia de Minde, mas o NOVO RUMO não é sucursal de qualquer Partido Político.

O NOVO RUMO é um movimento INDEPENDENTE e cada cidadão que integra este movimento tem o direito e o dever de, para outros círculos eleitorais que não a JFM, votar de acordo com a sua consciência pessoal.

O NOVO RUMO está disponível para dialogar com qualquer força política, mas não declará apoio oficial a nenhum candidato (até porque não tem condições para o fazer), mas os seus membros, tal como quaisquer cidadãos, serão livres de manifestar as suas opiniões sobre os projectos políticos candidatos à CMA e os que melhor se adaptam às necessidades da Freguesia de Minde e ao projecto NOVO RUMO.

Esta tem sido a filosofia inicial do movimento e essa continuará a ser a postura do NOVO RUMO - MOVIMENTO INDEPENDENTE.

Anónimo disse...

Agora quem ficou danado foi o PPD/PSD/CDS/PP/UN

Anónimo disse...

e mais eu