CONTINUAMOS UMA EQUIPA E VAMOS CONTINUAR A TER IDEIAS E MUITA VONTADE. - PODEM CONTAR CONNOSCO !!!


03 outubro 2009

ECOTURISMO - POLJE DE MINDE



Desde 2005 que a nossa "Mata de Minde" tem a classificação internacional de RAMSAR. Quer isto dizer que temos uma das 18 Zonas Húmidas de Portugal (que até têm um Dia Mundial a 2 de Fevereiro) e em Minde praticamente não sabemos o que é, nem sequer uma placa identificadora de tal classificação existe. Queremos divulgar este facto e comemorar a data mundial.

Mas pretendemos muito mais. O Polje de Minde é um caso inédito no país, e a Freguesia de Minde tem estado de costas voltadas para este património natural. Tem características muito boas para determinadas actividades, tanto no Inverno, como no Verão, e é esse vector que o NOVO RUMO pretende dinamizar.



No Inverno a canoagem é já uma realidade quando o polje enche, pelo que pretendemos arranjar um local de partida e chegada para esta prática desportiva.
No Verão queremos fomentar as caminhadas, btt, hipismo e outra actividades, pelo que será necessário limpar caminhos e valorizar os pontos mais interessantes do Polje, de modo a formar circuitos identificados.

Um bom exemplo é a Nascente do Poio, um local lindo e obrigatório, mas muito desfigurado com a construção de uma parede em tijolo como protecção da nascente. Em colaboração com o PNSAC queremos revestir esta parede e embelezar o local, incluindo alguns bancos de descanso e mesas.

O Polje de Minde tem condições para ser muito mais em termos turísticos, atraindo uma franja do "muito na moda" eco-turismo, e é isso que iremos tentar.



Um pouco utópico, mas não impossível e interessante, seria conseguir-se estancar o vazamento de águas nalgumas zonas, de modo a formar diversas lagoas de cariz permanente, como o caso do conhecido Lagoeiro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Good point, though sometimes it's hard to arrive to definite conclusions