CONTINUAMOS UMA EQUIPA E VAMOS CONTINUAR A TER IDEIAS E MUITA VONTADE. - PODEM CONTAR CONNOSCO !!!


06 agosto 2009

CARACTERIZAÇÃO URBANA / VILA DE MINDE



Numa Freguesia sem edificações monumentais ou históricas, é difícil pensar-se em turismo sem se pensar numa maior caracterização e personalização dos centros urbanos da Freguesia.

Em Minde, no mandato anterior, foram gastos quase 2 milhões de euros em obras de Reconversão Urbana levadas e efeito pela CMA com fundos da União Europeia. Passados quatro anos é pertinente perguntar qual o legado e melhoramentos que tão avultada obra trouxe a Minde?



Desapareceram alguns cabos aéreos, algumas ruas melhoraram as pavimentações, e a iluminação também melhorou. De resto, encontramos um exagero de prumos por toda a vila sem qualquer necessidade, pavimentos irregulares e com buracos, e uma quantidade enorme de mobiliário urbano desajustado e sem grande qualidade, importado de Espanha, despersonalizado e nada a ver com a região, com a gravidade acrescida de não haver material de substituição. Quando um banco ou candeeiro se avaria a solução é eliminá-lo.

Encontramos ainda um exagero de sinais de trânsico colocados quase de forma alietória, montes de sentidos proibidos que ninguém respeita por serem absurdos, e cabos a sair do solo que ninguém sabe para que servem. Nos dias de chuva o escoamento de águas é um desastre, e a grande obra do regime, a fonte da Praça 14 de Agosto, é de difícil manutenção e limpeza.
Um ror de obras mal fiscalizadas e sem preocupações estéticas, que nem sequer contemplaram pormenores usuais como pontos de rega para as árvores ou, o escoamento, sob os passeios, dos tubos de queda dos telhados.

E acima de tudo, encontramos os funcionários da JFM horas a fio a reparar aquilo que nem devia existir, ou o que as obras deixaram mal feito, quando essa mão-de-obra podia ser rentabilizada em algo mais útil.




Assim se estoiraram quase dois milhões de euros que, se bem direccionados e administrados, poderiam ter deixado Minde com muito melhor aspecto e funcionalidade.

É em sentido inverso que o NOVO RUMO pretende caminhar. Querenos caracterizar e personalizar os Centros Urbanos da Freguesia através de pequenas obras de embelezamento e funcionalidade, de modo a que exista uma maior identificação com a região e com os costumes locais.

Propomo-nos eliminar grande parte dos prumos de Minde.
Queremos reorganizar a circulação viária da vila e reformular o trânsito de modo mais funcional.
Em matéria de mobiliário urbano propomos ir substituindo o degradado por equipamentos mais adequados, de fácil manutenção, e integrados com a região.

Pretendemos ter alguma preocupação com os edifício devolutos, e dispomos de projectos para revitalizar e dinamizar a Praça Alberto Guedes, assim como para o Largo das Eiras, que a seu tempo colocaremos a apreciação.

A limpeza tem sido algo muito descurado na Freguesia. Uma terra suja nunca será agradável para quem vive nem para quem nos visita. Será certo que iremos imprimir uma maior exigência nos serviços de higiene e limpeza das ruas e espaços públicos da Freguesia



Queremos uma Vila de Minde com mais qualidade de vida, mais bonita, mais florida, mais atractiva e funcional, e, acima de tudo muito mais limpa.

Queremos uma Freguesia mais à imagem do nosso povo, e estamos convencidos que, mesmo com orçamentos limitados, em quatro anos muito poderemos fazer.
Queremos um NOVO RUMO para a Freguesia de Minde!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma vassoura para cada minderico JÁ !!!!!

Anónimo disse...

Nada contra, mas porque é que a cruz está em cima do trevo, não devia de estar em cima do que está mal feito?