CONTINUAMOS UMA EQUIPA E VAMOS CONTINUAR A TER IDEIAS E MUITA VONTADE. - PODEM CONTAR CONNOSCO !!!


02 agosto 2009

TURISMO - CONCEITOS GERAIS



Basta procurarmos um restaurante em Minde para fazermos uma análise do que se passa. O turismo é irrelevante e pouca influência, ou nenhuma, tem economia da Freguesia. Esta é a realidade e não basta dizermos que gostávamos disto ou daquilo sem se criarem bases de sustentação e viabilidade. Entendemos que este será um longo caminho a percorrer, mas será possível fazer muito nesta área, e essa deverá ser uma aposta que necessita começar a ganhar raízes.

Não podemos ignorar que 5 milhões de pessoas visitam Fátima anualmente e que a Freguesia de Minde confina com o "Altar do Mundo", o maior pólo de afluência turística nacional. É já ali ao lado, e com uma boa estrada, muito mais perto ficará. (nunca nos devemos esquecer disto)
Se a esta realidade conciliarmos o facto de nos situarmos no eixo do Parque Natural e na rota dos Caminhos de Fátima, já são argumentos suficientes para se pensar em planos e tentar captar uma pequeníssima franja desse fluxo.

Uma localização central e de fácil acesso, e o excelente enquadramento paisagístico podem não ser só por si motivos suficientes para atrair turismo, mas dispomos do condições naturais e circunstanciais que têm de ser aproveitadas e exploradas de forma a que a Freguesia de Minde se torne num local mais caracterizado e atractivo. Esse será o primeiro passo. Só semeando no presente podemos colher no futuro.



Um olhar mais atento ao Polje de Minde, aos Moinhos do Covão do Coelho, à cratera das Pedreiras, e a outros locais de interesse paisagístico na Freguesia, fazem parte dos ideais e projectos do NOVO RUMO.

Entendemos que só com um conjunto de locais de interesse, e bem arranjados, que se tornem ícones de visita quase obrigatória, é pretensioso apostar no designado eco-turismo.
Elaborar rotas e caminhos, desenvolver a oferta de actividades, e promover eventos em ambiente natural, serão tarefas complementares, tal como apoiar e motivar iniciativas e investimentos privados.
Ainda complementar, mas não menos importante, será uma atenção maior com a caracterização, embelezamento e higiene dos centros urbanos da freguesia.



Outra franja de turismo à qual podemos "piscar o olho" será ao designado turismo cultural e musical.
Por excelência, as Colectividades constituem o eixo destas actividades e oferecem uma grande dinâmica que devemos potenciar, podendo o Museu da Aguarela Roque Gameiro e a Casa dos Açores desempenhar um papel importante no desenvolvimento desta vertente turistica e vir a ser uma referência regional.
A Música e as Artes são sectores fortes da Freguesia de Minde, e a JFM não deverá alhear-se, mas constituir-se como parceiro em todos os programas e actividades culturais.

Consideramos que a realização de eventos culturais e desportivos de qualidade serão sempre boas apostas no fomento do turismo e divulgação da Freguesia.



O NOVO RUMO tem real consciência do panorama socio-económico em que nos inserimos, e até dos limitados poderes duma Junta de Freguesia, mas há que clarificar ideias e apontar objectivos. Este é o conceito geral do que pensamos sobre a política de turismo para a Freguesia de Minde, e é neste caminho que nos posicionamos.

Temos várias ideias e projectos concretos sobre alguns dos conceitos atrás referidos, e com o tempo, iremos aproveitar este espaço para os ir divulgando e submeter a apreciação.
Não serão tarefas fáceis nem promessas eleitorais, mas... são algumas ideias.
Queremos um NOVO RUMO e o turismo também faz parte!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando a estrada Minde-Fatima for repavimentada, vão dizer que é obra vossa ?

Está candidatada ao QREN, vai ser feita a obra mãs não por "influência" vossa.

Deixem me rir disse...

Quer dizer que foi por tua intervenção. ah ah ah

Anónimo disse...

Cala-te, a obra vai ser feita porque a malta do JAZZminde impõe, os dirigentes tremem e a obra aparece!