CONTINUAMOS UMA EQUIPA E VAMOS CONTINUAR A TER IDEIAS E MUITA VONTADE. - PODEM CONTAR CONNOSCO !!!


08 setembro 2009

POLO LOGÍSTICO E INDUSTRIAL A NORTE DO CONCELHO

Implantado no centro do país, com fáceis vias de acessibilidade, o Concelho de Alcanena, apesar da crescente crise e "atropelo governativo" de que tem sido vítima nos últimos anos, sempre se impôs pela forte tradição industrial e empreendorismo das suas gentes. Ainda há vinte anos atrás, era o primeiro do Distrito de Santarém, em rendimento “per capita”, e o vigésimo a nível nacional.



A falta de visão estratégica e planificadora do futuro, originou a que a CM Alcanena começasse a executar um loteamento industrial vocacionado para a indústria têxtil, quase no centro de Minde, com fracas acessibilidades e sem hipóteses de acolher qualquer outro tipo de indústria de média ou grandes dimemsões.
Sucede que este loteamento veio fora de tempo, a indústria têxtil em Minde (e do país) já não tem o desenvolvimento de outrora, pelo que o NOVO RUMO considera que a actual ZIM (Zona Industrial de Minde), que se encontra completamente desocupada, deverá ser rentabilizada, reordenada e convertida numa área polivalente de serviços e pequenas indústrias.

Mas dever-se-á acautelar e projectar o futuro de modo a que a Freguesia de Minde não estagne no tempo por falta de uma estratégia de planeamento. E isso passa por olhar para a progressista indústria de transportes do Covão do Coelho e estar preparados para outros investimentos.



Tendo em atenção que a Sul do Concelho, junto ao nó da A1 com a A23 se está a projectar um Parque Industrial em parceria com a CM Torres Novas, igual procedimento se deveria fazer a Norte do Concelho (Freguesia de Minde) em parceria com a CM Ourém, que, num passado recente, já demonstrou vontade para tal.

Neste contexto, o NOVO RUMO irá debater-se para que numa próxima revisão do Plano Director Municipal fique previsto um Pólo Logístico e Industrial na zona do Vale Alto, com características distintas do Parque a Sul, de modo a servir de plataforma logística de desenvolvimento da indústria de transportes e outras que exijam fáceis acessibilidades, boa exposição e grandes dimensões de áreas.



Tendo em atenção que na zona já começa a proliferar uma grande implantação industrial, e que no futuro se projecta naquela zona uma provável saída da auto-estrada A1, o NOVO RUMO considera aquele o local indicado para se começar a projectar e salvaguardar o futuro.
Não consideramos que a construção deste pólo seja uma medida de carácter urgente e prioritária, mas entendemos que é de extrema importância que se iniciem estudos e projectos, e que o mesmo seja considerado e integrado na próxima revisão do PDM.

Só com projectos abranjentes das várias valências poderemos estar preparados para encarar o futuro, e esta vai ser uma procupação do
NOVO RUMO.

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto é que é urgente para a criação de empregos...se não for rápido qualquer dia ficamos às moscas